quinta-feira, 16 de julho de 2009
Dicas para ir bem na prova do desafio
Na edição 2009 o fio condutor do Desafio National Geographic Brasil está muito ligado ao lema da revista National Geographic Brasil: “inspirar as pessoas a cuidar do planeta.” Assim, as provas e atividades previstas se baseiam em reportagens e artigos veiculados pela National , bem como em informações publicadas em outras revistas e sites da Editora Abril, como o Planeta Sustentável, Viagem&Turismo e Veja na Sala de Aula. Portanto, para se preparar para as provas, é importante que os estudantes busquem essas publicações e atentem para os temas e habilidades propostos para o Desafio.Eles estão expressos na Matriz de Referência divididos em cinco eixos principais: Sociedade e natureza, Linguagens da geografia, história e áreas afins, A cidade e o campo, mobilidade geográfica e quadro político e econômico do mundo atual. Os eixos destacam os elementos naturais e sociais que constituem o espaço geográfico. É importante que os estudantes e professores observem também os descritores, formulações com conteúdos, competências e habilidades que detalham os eixos temáticos. A ideia é que a Matriz seja um verdadeiro roteiro de estudos.Os estudantes também devem ficar antenados em temas e assuntos que estão na ordem do dia, como, energia, mudanças climáticas, água, biodiversidade, produção de alimentos, fluxos e deslocamentos ou os realinhamentos nas relações de poder entre os diferentes Estados nacionais. Pensar no que cada um pode fazer para cuidar do planeta implica refletir sobre os usos dos recursos naturais, diagnosticando os que são predatórios e conhecendo aqueles que configuram práticas sociais sustentáveis.Quanto mais afiados os alunos estiverem na leitura e interpretação de diferentes modalidades de textos e mapas, além da escrita e da elaboração de produtos cartográficos, melhor será a sua preparação. Outro bom caminho é examinar e discutir coletivamente fotos, gravuras, charges e pinturas.Neste blog foram publicados vários depoimentos que expressam as algumas experiências vividas por estudantes e educadores na edição 2008. Eles sugerem boas dicas, como formar grupos de estudos na escola, programar aulas extras no contra-turno, desenvolver projetos,pesquisas e seminários sobre temas diversos, testar os conhecimentos no Quiz do site Viagem do Conhecimento e avaliar as questões propostas nas provas de 2008.Como nenhum aluno é uma “ilha”, o que vale aqui é desenvolver as atividades coletivamente. Nesse sentido, os participantes podem organizar e dispor na escola bancos de dados com textos, mapas, figuras e questões ou criar blogs ou redes por meio de correio eletrônico para troca de conhecimentos. Muitos alunos que alcançaram bons resultados em 2008 vieram de escolas onde prevaleceu o trabalho cooperativo e coletivo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário